top of page
Buscar
Foto do escritorRiley Solo

Ravenloft, Strahd e o RPG Solo

Atualizado: 28 de set. de 2022

Um vampiro sentido em um trono segurando uma carta de baralho e uma taça de vinho.
Strahd Von Zarovich


No final do ano passado tomei a decisão de jogar a aventura "A Maldição de Strahd" sozinho. É uma aventura lançada originalmente para Dungeons & Dragons 5ª Edição (D&D 5).

Eu tinha lido o livro por alto, a história e os personagens eram muito interessantes. Além de jogar, resolvi gravar as sessões e daí nasceu o meu canal no Youtube. De lá para cá, já se passaram 18 episódios e ainda tem muita coisa para acontecer.

Ravenloft é um cenário de horror gótico para D&D lançado originalmente em 1983 por Tracy e Laura Hickman, na época para o Advanced Dungeons & Dragons. Basicamente coloca os aventureiros para enfrentar o vampiro Strahd Von Zarovich (vulgo o Conde Drácula de D&D) no Castelo Ravenloft e salvar os moradores da Baróvia (vulgo a Transilvânia de D&D). Não preciso falar que a aventura fez muito sucesso e ganhou várias versões.


Strahd é um ser imortal, amaldiçoado a governar sob uma terra sombria, sem a possibilidade de escapar. Frustrado e entediado, o vampiro gasta o tempo aterrorizando os próprios súditos e atraindo viajantes para seus domínios. Ele literalmente não tem muito o que fazer além de ser mau e nutrir duas vagas esperanças: reencontrar uma pessoa amada e conseguir escapar da prisão que ele mesmo criou para si (não estou dando muitos spoilers). Com certeza, Strahd é um dos melhores vilões criados para D&D.


Não é difícil adaptar Ravenloft para as jogatinas solo, a trama principal é bem simples. Você pode simplesmente fazer uma expedição diretamente ao castelo e gerar aleatoriamente os desafios até chegar no vampiro. Já adaptar a aventura mais recente, "A Maldição de Strahd", passa a ser mais desafiador porque existem muitos personagens para interação e lugares para exploração. É muito divertido também.



Aqui vão algumas dicas para enfrentar Strahd jogando solo ou jogar outras aventuras grandes prontas:


1 - Faça pequenas anotações sobre lugares e personagens, isso vai facilitar na hora de jogar. Existe a opção de ficar folheando o livro também, mas isso acaba deixando o jogo mais lento.


2 - Improvisar detalhes que você não lembrar ou quando o livro não tiver nenhuma descrição sobre algo é uma ótima solução, você personaliza a experiência da aventura. É um tempero especial.


3 - Quanto mais você jogar, mais fluída será a sessão. Você vai aprender mais sobre o sistema e com isso, vai consultar menos o livro de regras. Existe a possibilidade de usar um sistema com poucas regras também.

Até a próxima e cuidado com Strahd e seus lacaios!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page